Translations of this page:

SISTEMAS DISTRIBUIDOS :: INICIAL

Introdução

Sistemas Distribuídos são sistemas compostos de computadores fracamente acoplados, interconectados por redes que fornecem serviços e que permitem acesso e manuseio de dados e recursos compartilhados.

As principais questões a serem abordadas na área de sistemas distribuídos dizem respeito a algoritmos distribuídos, sistemas operacionais distribuídos, ambientes e linguagens de programação, confiabilidade, base de dados, sistemas multimídia e sistemas de tempo real. Vários fatores desafiam os pesquisadores e dificultam a resolução dessa questões, dentre eles citamos a heterogeneidade dos equipamentos, sistemas operacionais, linguagens de programação e protocolos de comunicação; a manutenção da integridade e da consistência de informações compartilhadas; a garantia de requisitos de segurança; a extensãodas aplicações em redes de dimensão mundial e com um grande número de participantes e o atendimento de requisitos temporais exigidos por muitas aplicações. Assim, tudo que diz respeito aos sistemas distribuídos ainda é pesquisa, as técnicas e a prática obtida no desenvolvimento desses sistemas não estão amadurecidas ou são insuficientes. Netsa disciplina, pretendemos abordar todos esses assuntos e contrubuir para o estudo e desenvolvimento dessa área de pesquisa.

Objetivo

  • Apresentar as técnicas básicas de escalonamento, comunicação e sincronização de processos distribuídos.
  • Apresentar ferramentas para análise de desempenho de sistema distribuídos.
  • Apresentar os principais conceitos envolvidos na resolução paralela de problemas computacionais.
  • Apresentar as principais plataformas de distribuição atualmente disponíveis.

Método de Avaliação

  • somente serão aprovados os alunos que atingirem 60% de aproveitamento;
  • 30 % dos pontos serão distribuídos através de listas de exercícios que deverão ser feitas pelos alunos e entregues na data estipulada pelo professor. Aqueles alunos que não entregarem as listas de exercícios nas datas corretas serão penalizados;
  • 70% dos pontos serão distribuídos através de 4 trabalhos práticos que deverão ser feitos pelos alunos e entregues na data estipulada pelo professor. Aqueles alunos que não entregarem os trabalhos práticos nas datas corretas serão penalizados; (não haverá prova)
  • para aqueles alunos que não atingirem 60% de aproveitamento (somando-se os pontos distribuídos nas listas de exercícios e trabalhos práticos) e que tiverem 75% ou mais da frequência durante o período letivo, será concedido um único exame especial cuja nota deverá ser somada aos pontos obtidos pelo aluno em todas atividades acadêmicas realizadas durante o período e a soma deverá ser dividida por 2. O valor resultante deverá ser superior a 6.0 para que o aluno seja aprovado.Este exame constitui-se de uma prova escrita englobando toda a matéria lecionada durante o período letivo; e
  • forma de penalização: aqueles alunos que atrasarem a entrega dos trabalhos práticos ou listas de exercícios terão as notas desses trabalhos ou listas reduzidas em 20%.

Referências

Livros Texto

  • Andrew S. Tanenbaum, Maarten van Steen. Distributed Systems: Principles and Paradigms.
  • George Coulouris, Jean Dollimore, Tim Kindberg. Distributed Systems: Concepts and Design (3rd Edition)

Livros de Apoio

  • Jain, R.. “The Art of Computer Systems Performance Analysis - Thechniques for Experimental Design, Measurement, Simulation, and Modeling”, John Wiley & Sons, Inc., 1991.
  • Quinn, M.J.. “Parallel Computing: theory and Pratice”, McGRAW-HILL, Second Edition, 1994.

Teses e Artigos

  • Protic, J. , Tomasevic, M., e Milutinovic, V., Distributed Shared Memory: Concepts and Systens, IEEE, Summer 1996.
  • Carneiro, T. G. S. C.. “Balanceamento de Carga em Sistemas Distribuídos de Realidade Virtual”, Dissertação de Mestrado, Departamento de Ciência da Computação - Universidade Federal de Minas Gerais, 1997.

In Other Languages
Translations of this page: