Translations of this page:

** Vagas em Desenvolvimento Tecnológico **



Objetivo: Esta inciativa visa gerar benefícios aos estudante da UFOP e às empresas parceiras por meio do aumento da empregabilidade dos egressos da UFOP e da redução do tempo e custo de aquisição de recursos humanos (seleção e treinamento) por parte da indústria. Para isso, o laboratório TerraLAB juntamente com as empresas parceiras capacitam os estudantes nas tecnologias mais atuais que são utilizadas pela industria de desenvolvimento de software e oferecem aos estudantes um ambiente profissionalizante, similar ao de uma fabricas de software, onde o estudante pode vivenciar os papéis existentes no ecossistema dessa industria. Nominalmente, os estudantes podem vivenciar os seguintes papeis - Analista de Negócio, Gerente de Projeto, Analista de Sistema, Engenherio de Teste, Engenheiro de Software, Designer Gráfico, Analista de Geoprocessamento e Analista de TI.

Parceiros: As empresas parceiras serão reveladas em momento oportuno.

Coordenação: O laboratório TerraLAB (http://www.decom.ufop.br/terralab) é coordenada pelo professor Dr. Tiago Garcia de Senna Carneiro, do Departamento de Computação (DECOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Mentoria: Os estudantes selecionados receberão mentoria de profissionais experientes que atuam em empresas parceiras. Estas empresas, de antemão, expressaram interesse em contratar, em médio prazo, os estudantes que apresentarem bom desempenho na realização das atividades propostas nesta inciativa.

Tecnologias : Frontend WEB (Angular, CSS e HTML 5), Frontend Mobile (React Native e Android Studio ), Backend ( NodeJS, MongoDB e MySQL), Cloud (Amazon AWS e Google Cloud), Test ( Cucumber, Appium, Mocha e Selenium) e Geo (Quantum GIS, Phyton, PostGIS, Terralib e TerraME).

Processo seletivo: Após o período de inscrição, no dia 20 de setembro, sexta, faremos um workshop onde as empresas parceiras apresentarão seus cases e ambientes de desenvolvimento aos estudantes inscritos. Depois, os estudantes terão aproximadamente 3 semanas para realizarem auto-treinamento por meio dos cursos online oferecidos pelas empresas parceira sobre as atuais tecnologias por elas utilizadas para o desenvolvimento de frontends (web e mobile), backends (em nuvem) e testes (web, mobilie e backend). Então, dia 16/out, quarta-feira, os candidatos farão um prova que avaliará a absorção e aplicação dos conhecimentos ministrados nos cursos online, além de avaliar o desempenho técnico dos candidatos na resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento de software. Posteriormente, no dia 18/out, sexta-feira, o resultado do processo seletivo será publicado. Finalmente, no dia 21 de outubro as equipes selecionadas começam a trabalhar no TerraLAB, sob mentoria das empresas parceiras e coordenação do professor Dr. Tiago Garcia de Senna Carneiro .

Pré-requisitos: É essencial que os candidatos sejam pessoas automotivadas e comprometidas com o sucesso dos projetos com os quais se envolvem. Apesar dos projetos encerrarem demandas técnicas específicas, os candidatos receberam treinamento e mentoria para desenvolvimento de suas tarefas. No ambiente de fabrica de software, é clara a necessidade de profissionais que atuam para apoiar o processo de produção de software e que não são programadores, este é o caso do Analista de TI que mantém a rede de comunicação e servidores linux em funcionamento, além do Designer Graficos que cuida das peças (imagens, icones, telas e textos) de comunicação associadas aos produtos e o Gerente de Projetos que tem como incumbência administrar os resultados, prazos, custos e recursos dos projetos. Então, se você ainda não é um programador no paradigma orientado por objetos, pense em nos ajudar desempenhando um desses papéis.

Inscrição: De 11 a 18 de setembro de 2019. Os interessados devem enviar currículo LATTES e fornecer todas as informações solicitadas no seguinte :!: formulário :!: .

Bolsa: Neste semestre, os estudantes deverão se voluntariar e receberão como contrapartida a mentoria e o treinamento nas tecnologias supracitadas. Após esse período de tempo, os estudantes com bom desempenho poderão receber bolsas para a continuidade dos projetos que inciaram neste semestre.

Carga Horária: 20h/semanais

Cooperação voluntaria: Todos os estudantes inscritos no processo seletivo estão desde já convidados a ajudar na preparação do espaço físico, de hardware e de software do TerraLAB para que no dia 21 de outubro as atividades de desenvolvimento possam ter início sem maiores desafios.

Numero de vagas : Não há um número máximo de vagas em aberto, todos os estudantes que tiverem bom desempenho no processo seletivo serão convidados a tomar parte nesta iniciativa. No passado, o laboratório TerraLAB já teve 36 colaboradores atuando simultaneamente em diversos projetos.

PROJETOS PRE-SELECIONADOS




Projeto BATMOVEL


Resultado esperado : Aplicativo Móvel para o levantamento de feições geológica

Atividade do time: Desenvolver um aplicativo móvel (frontend) em plataforma Android para o levantamento de feições geológicas. Por desenvolvimento entende-se realizar o levantamento de requisitos junto aos clientes, realizar análise dos requisitos e especificação de cenários de testes em acordo com a técnica BDD (Behavior-Driven Development), realizar a implementação de teste na plataforma Appium e a implementação das funcionalidades do produto na plataforma Android Studio em ciclos conforme preconiza a técnica TDD (Test-Driven Development), homologar todas modificações do produto em testes regressivos automatizados via o serviço Cucumber e, finalmente, validar os artefatos de software e entregáveis produzidos junto ao cliente.

Requisito: (a) Facilidade com programação orientada por objetos, preferencialmente graduando em computação. (b) Curriculo vitae cadastrado na plataforma LATTES do CNPq. © É desejável que o candidato tenha sido aprovado na disciplina BCC322 - Engenharia de Software, oferecida pelo DECOM, tenha sólidos conhecimentos sobre teste de software, padrões de projeto de software orientado por objetos, processos de desenvolvimento ágeis e técnica TDD e BDD, além de conhecimento das linguagens de programação Java e Javascript. (d) É desejável domínio da língua inglesa.


Projeto BATSERVER


Resultado esperado : Serviço WEB de apoio ao levantamento de feições geológica

Atividade do time: Desenvolver um serviço WEB para o levantamento de feições geológicas nas seguintes plataformas - backend em NodeJS, MySQL e MongoDB - frontend em Angular, CSS e HTML. Por desenvolvimento entende-se realizar o levantamento de requisitos junto aos clientes, realizar análise dos requisitos e especificação de cenários de testes em acordo com a técnica BDD (Behavior-Driven Development), realizar a implementação de teste nas plataformas Mocha (backend) e Selenium (frontend) e a implementação das funcionalidades do produto em ciclos conforme preconiza a técnica TDD (Test-Driven Development), homologar todas modificações do produto em testes regressivos automatizados via o serviço Cucumber e, finalmente, validar os artefatos de software e entregáveis produzidos junto ao cliente.

Requisito: (a) Facilidade com programação orientada por objetos, preferencialmente graduando em computação. (b) Curriculo vitae cadastrado na plataforma LATTES do CNPq. © É desejável que o candidato tenha sido aprovado na disciplina BCC322 - Engenharia de Software, oferecida pelo DECOM, tenha sólidos conhecimentos sobre teste de software, padrões de projeto de software orientado por objetos, processos de desenvolvimento ágeis e técnica TDD e BDD, além de conhecimento das linguagens de programação Java, JavaScript e HTML+CSS. (d) É desejável domínio da língua inglesa.






** Vagas em Pesquisa **

Projeto: FATE AMAZONIA - CNPq


Cliente: CNPq
Tema: Modelagem e Simulação Computacional de Emissões de Carbono na Amazônia Brasileira
Atividade: Desenvolver e sistematizar a operacionalização do algoritmo para calculo de emissões de carbono no ambiente TerraME (http://www.terrame.org) em colaboração com o Dr Tiago Carneiro (UFOP), do Departamento de Computação (DECOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), criador deste ambiente de modelagem e coordenador do TerraLAB (http://www.decom.ufop.br/terralab). O modelo deve assimilar dados de sensoriamento remoto e funções estatísticas desenvolvidas a partir da análise dos dados de campo para calcular as emissões de C das florestas afetadas por fogo ao longo do tempo. Trabalho em equipe internacional e multidisciplinar, em especial o grupo do laboratorio Trees (http://trees-research.weebly.com/team.html) da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Bolsa: CNPq DTI-A, R$ 4000,00, 36 meses anos
Requisito: (a) Facilidade com programação, preferencialmente graduado em computação. (b) Domínio da língua inglesa. © No mínimo, 6 anos de experiência em atividades de pesquisa comprovada no curriculo LATTES. (d) Disponibilidade para residir em São José dos Campos, SP para trabalhar no INPE ou em Ouro Preto, MG para trabalhar na UFOP. É desejavel conhecimentos sobre padrões de projeto de software orientado por objetos, engenharia de software, as linguagens de programação Lua, C ou C++.
Carga Horária: 40h
Obs.: Os interessados devem procurar pelo professor Dr. Tiago Garcia de Senna Carneiro. ——–

Projeto: TerraME Dengue


Cliente: CNPq
Tema: Ferramentas de suporte a Modelagem e Simulação Computacional aplicadas a epidemias: caso da Dengue no Brasil
Atividade: Desenvolvimento de um framework livre, para modelos e simulação da ecologia do mosquito Aedes aegypti e transmissão de Dengue combinando modelos de agentes, automatos celulares, teoria de jogos. Esse tipo de abordagem já foi implementado para o TerraME-LuccME, para simulação de mudança de uso da terra. O TerraME-Dengue está inserido no grupo PRONEX Rede de Modelagem em Dengue sob coordenação da pesquisadora Dra. Cláudia Torres Codeço.
Bolsa: CNPq CTI-C - R$ 1048,00 - 3 anos ou bolsa proveniente do Programa de Pós-Graduação em Computação de R$ 1200,00 - 2 anos
Requisito: Graduado em computação
Carga Horária: 40h
Requisitos: Disponibilidade para trabalhar presencialmente no TerraLAB, saber e gostar de programar, desejo de fazer mestrado em Ciência da Computação no tema do projeto, domínio da lingua inglesa. É desejavel conhecimentos sobre padrões de projeto de software orientado por objetos, engenharia de software, as linguagens de programação Lua, C ou C++. Obs.: As inscrições para o mestrado em Ciências da Computação na UFOP (Link para inscrição) já estão abertas e o prazo final será no dia 20 de janeiro de 2012. Os interessados devem procurar pelo professor Dr. Tiago Garcia de Senna Carneiro. ——–

Projeto: Componentes para calibração e validação de modelos fundamentados em técnicas de computação evolutiva


Cliente: CNPq
Tema: Computação Evolutiva, Modelagem e Simulação Computacional, Mudanças Ambientais, Geoprocessamento
Atividade: Desenvolvimento de um módulo de software para a calibração de modelos espaciais dinâmicos desenvolvidos em TerraME (www.terrame.org). Esse modulo de software fornecerá ao usuário TerraME um conjunto de algoritmos baseados nas técnicas de computação evolutiva para estimar os melhores parâmetros para seus modelos. Desta forma, aproximar os resultados do modelo os resultados à realidade observada sobre o processo sendo simulado. No TerraLAB, pesquisas nesse sentido tiveram inicio em 2010, o principal marco é a publicação do artigo “Calibração em Modelagem Ambiental na Plataforma TerraME usando Algoritmos Genéticos” no 42 Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Bento Gonçalves. Trata-se de uma aplicação inovadora de Computação Evolutiva, esperamos contribuir para que haja uma melhoria importante nas técnicas de aplicadas ao problema.
Bolsa: CNPq CTI-C - R$ 1048,00 - 3 anos
Requisito: Graduado em computação
Carga Horária: 40h
Requisitos: Disponibilidade para trabalhar presencialmente no TerraLAB, saber e gostar de programar, desejo de faze mestrado em Ciência da Computação no tema do projeto, domínio da lingua inglesa. É desejavel conhecimentos sobre padrões de projeto de software orientado por objetos, engenharia de software, as linguagens de programação Lua, C ou C++ ——–

Projeto: Componentes de alto desempenho baseados em computação distribuída para a simulação das interações sociedade-natureza


Cliente: CNPq
Tema: Computação de Alto Desempenho, Modelagem e Simulação Computacional, Mudanças Ambientais, Geoprocessamento
Atividade: Desenvolvimento de um módulo de software (middleware) para execução distribuída de modelos espaciais dinâmicos desenvolvidos em TerraME (www.terrame.org). Esse módulo de software realizará a distribuição da carga de trabalho gerada por uma simulação TerraME sem exigir que o modelador precise instrumentar o codigo do modelo com instruções para a distribuição do mesmo. Desta maneira, oferecerá ao modelador total transparência no uso de arquiteturas de hardware de alto desempenho, sejam estas de memória compartilhada ou distribuida, incluindo clusters de computadores, multiprocessadores, redes de alto desempenho, etc. O modelador desenvolverá os modelos como se estivesse operando um computador uniprocessado, sem precisar se preocupar com questão relacionadas a equalização da carga de trabalho dos vários processadores do hardware, sem se preocupar com o endereçamento, escalonamento, comunicação e sincronização de processos. Trata-se de uma aplicação inovadora de Computação de Alto Desempenho, esperamos contribuir para que haja uma melhoria importante nas técnicas de aplicadas ao problema.
Bolsa: CNPq CTI-C - R$ 1048,00 - 3 anos
Requisito: Graduado em computação
Carga Horária: 40h
Requisitos: Disponibilidade para trabalhar presencialmente no TerraLAB, saber e gostar de programar, desejo de faze mestrado em Ciência da Computação no tema do projeto, domínio da lingua inglesa. É desejavel conhecimentos sobre padrões de projeto de software orientado por objetos, engenharia de software, as linguagens de programação Lua, C ou C++ ——–

Projeto: Componentes de software para a visualização e análise de modelos computacionais das interações sociedade-natureza


Cliente: CNPq
Tema: Visualização Científica, Modelos de dados Multidimensionais, Mineração de Dados, Modelagem e Simulação Computacional, Mudanças Ambientais, Geoprocessamento
Atividade: Desenvolvimento de um módulo de software para a visualização e análise de modelos espaciais dinâmicos desenvolvidos em TerraME (www.terrame.org). Esse módulo de software oferecerá algoritmos, diagramas e interfaces gráficas para o usuário visualizar, analisar e interagir com o modelo em desenvolvimento. O usuário poderá utilizar os serviços do módulo tanto para visualizar e analisar os dados de entrada dos modelos quanto os dados produzidos como resultado das simulações. Além disso, o usuário poderá visualizar e interagir com o modelo em execução, em tempo-real. Essa é funcionalidade essencial à fase de verificação (depuração) do modelo. Trata-se de uma aplicação inovadora de Visualização Científica e Mineração de Dados Multidimensionais. Esperamos contribuir para que haja uma melhoria importante nas técnicas de aplicadas ao problema.
Bolsa: CNPq CTI-C - R$ 1048,00 - 3 anos
Requisito: Graduado em computação
Carga Horária: 40h
Requisitos: Disponibilidade para trabalhar presencialmente no TerraLAB, saber e gostar de programar, desejo de faze mestrado em Ciência da Computação no tema do projeto, domínio da lingua inglesa. É desejavel conhecimentos sobre padrões de projeto de software orientado por objetos, engenharia de software, as linguagens de programação Lua, C ou C++ ——–

Projeto: Sistema de Gestão de Diagnósticos Ambientais


Cliente: Petrobrás
Tema: Modelagem Conceitual de Banco de Dados, Banco de Dados Geográficos, Interoperabilidade
Atividade: Desenvolvimento de uma ferramenta de ETL (extração, transformação e carga (load) - http://pt.wikipedia.org/wiki/ETL) para permitir o intercâmbio de dados ambientais georrefrenciados entre bancos de dados geográficos em formato ArcSDE (http://www.esri.com/software/arcgis/arcsde/index.html) da familia ArcGIS (http://www.esri.com/software/arcgis/index.html).e bancos de dados armazenado em outras tecnoligias aderentes aos padroes OGC (http://www.opengeospatial.org/), por exemplo, Oracle Spatial, PostGIS e TerraLib. Os dados serão exportados e importados em formato GML (http://www.opengeospatial.org/standards/gml). A ferramenta FME (http://www.safe.com/) será utilizada na implementação da ferramenta de ETL.
Bolsa: Fundação Gorceix - R$ 360,00 graduando e R$ 1100,00 bacharel em Ciencia da Computação.
Carga Horária: 20h ou 40h bacharel em Ciência da Computação
Requisitos: disponibilidade para trabalhar presencialmente na Fundação Gorceix, desejavel conhecimentos sobre Modelagem de Bancos de Dados, além de Geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica.


Projeto: Realidade Virtual Aplicada à Análise de Modelos Computacionais de Fenômenos Geográficos

Sem vagas no momento…
Cliente: CNPq
Tema: Realidade Virtual, Jogos Eletronicos, Modelagem e Simulação Computacional, Mufanças Ambientais, Geoprocessamento
Atividade: Desenvolvimento de um módulo de software que combine técnicas de realidade virtual, visualização científica e jogos eletrônicos para a análise interativa, colaborativa, em tempo-real e em três dimensões, da dinâmica comportamental de modelos computacionais que simulem processos sociais e naturais, por exemplo, os processos de expansão urbana, propagação do fogo, regeneração florestal, etc. Uma game engine será utilizada para o rendering 3D do ambiente virtual e para a interação através de joysticks, capacetes de RV, mouse 3D,etc . A empresa Visual Virtual (www.visualvirtual.com) desenvolverá o cenário e os personagens presentes no ambiente virtual. O modelo TROLL , já implementado em TerraME (www.terrame.org), é capaz de simular o processo de regeneração de uma floresta tropical em três dimensões. Ele deverá ser utilizado na confecção de protótipos que permitam avaliar o módulo de realidade virtual desenvolvido pelo bolsista.
Bolsa: CNPq - R$ 360,00 graduando
Carga Horária: 20h
Requisitos: disponibilidade para trabalhar presencialmente no TerraLAB, saber e gostar de programar, desejavel conhecimentos sobre Programação Orientada por objetos, as linguagens de programação Lua, C ou C++, bibliotecas QT, OpenAL e Ogree 3D



In Other Languages
Translations of this page: