Translations of this page:

TerraLAB

TerraLAB é o Laboratório INPE/UFOP para Modelagem e Simulação de Sistemas Terrestres. Fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o laboratório TerraLAB desenvolve sistemas de computação voltados ao geoprocessamento e à modelagem dinâmica espacial.

VIDEO: Conheça o TerraLAB

BLOG: Nossos Projetos na Midia

A Ciência dos Sistemas Terrestres

A intensificação das mudanças ambientais causadas por processos antrópicos, cujos impactos são quase sempre negativos ao ambiente, exige que pesquisadores, empresários, e governos forneçam respostas aos desafios científicos e tecnológicos ligados ao entendimento do funcionamento dos sistemas terrestres. A Ciência dos Sistemas Terrestres é um novo paradigma no qual o ambiente terrestre é visto como o resultado das interações dos sistemas socioeconômicos (de origem antrópica: sistema fundiário, sistema de transporte urbano, sistema de uso do solo) com os sistemas biofísicos (de origem natural: sistema climático, ecossistemas aquáticos e terrestres). É centrada no estudo do comportamento integrado de vários modelos quantitativos acoplados, mesmo sem o completo conhecimento sobre o funcionamento dos subsistemas que eles representam.

A Nossa Missão

O laboratório TerraLAB tem como objetivos:

  1. O desenvolvimento de modelos dinâmicos espacialmente explícitos para uma melhor compreensão do funcionamento dos sistemas terrestres.
  2. A implementação desses modelos na forma de sistemas de computação que forneçam prognósticos sobre o comportamento futuro desses sistemas, e que apóiem a tomada de decisão a respeito das ações humanas ou institucionais sobre eles.
  3. O projeto e implementação de geotecnologias que auxiliem o desenvolvimento de modelos para os sistemas terrestres, por exemplo, sistemas de informação geográfica (SIG), sistemas de processamentos de sinais.
  4. Servir como plataforma de ensino e de pesquisa para os cursos de graduação e pós-graduação da UFOP.
  5. A capacitação de mão-de-obra especializada no desenvolvimento de modelos espaciais dinâmicos.
  6. A disseminação das tecnologias desenvolvidas e utilizadas pelo laboratório.

Cooperation Agreements

  • Through the Earth System Modelling and Simulation Laboratory - TerraLAB, the Federal University of Ouro Preto (UFOP) keeps a five years long (2007-2012) cooperation agreement with the National Institute of Space Research (INPE) for conducting scientific and technological projects with the Image Processing Division (DPI/OBT) and the Earth System Science Center (CCST).
  • The TerraLAB also keeps a five years long (2010-2015) international agreement for faculty and student exchange with the Institute of GeoInformatic, (IFIG, WW Munster University ( WWU Munster), German.

Contato

Departamento de Computação (DECOM)
Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Campus Universitário - Morro do Cruzeiro
Ouro Preto, MG - CEP 35400-000
+55(31)3559-1443
tiago@iceb.ufop.br

Statistics


In Other Languages
Translations of this page: